A corrida de rua se tornou mania mundial já há alguns anos e cresce mais de 10% ao ano no Brasil. Relacionamos abaixo alguns dos motivos que fazem com que cada vez mais pessoas utilizem a corrida como importante ferramenta na melhoria de sua qualidade de vida.
• Melhoria da função cardiovascular e redução das possibilidades de ataque cardíaco.
• Controle de peso.
• Redução da pressão sanguínea.
• Prevenção e tratamento da depressão.
• Prevenção e tratamento da diabete.
• Aumento da resistência e da força muscular.
• Prevenção da osteoporose.
• Melhoria da digestão.
• Aumento da flexibilidade.
• Melhoria da auto-imagem.
• Alivio do estresse.
• Sensação de bem-estar.
• Formação de novas amizades.

Dicas para aproveitar bem a prova:
Utilize roupas leves e que permitam a evaporação do suor. Perdemos calor somente quando nosso suor evapora, se usar roupas fechadas suará mais que o normal e com a desidratação perdemos até 18% de rendimento.
A tecnologia dos novos tecidos desenvolvidos para running, permite que você perca calor mais facilmente. Experimente nos treinos e use na prova. Você vai sentir a diferença.
A camiseta que você irá receber no início da prova tem esta tecnologia. Aproveite!
O tênis novo é lindo e muito bom, mas somente deve ser utilizado em uma prova depois de muito amaciado.
Observe a máxima das corridas: "Nunca utilizar algo novo ou fazer experiências em uma prova!". Faça isto nos treinos. É muito desconfortável abandonar uma prova por causa de uma bolha nos pés ou porque o tênis esta apertando e machucando.
Use tênis apropriado. A escolha do tênis é fundamental para o bom desempenho do atleta, prevenindo possíveis lesões. Existem tênis para pés cavados, chatos e normais, assim como para pisadas pronadas, supinadas e neutras. As lojas Oscar Calçados tem vendedores treinados para informar o tipo de tênis mais apropriado para você.
Não se alimente de maneira diferente da habitual. Evite suplementos que nunca utilizou, nada de experiências na véspera e durante a prova, mesmo que seu amigo diga que é bom. Evite alimentos que fermentem e escolha alimentos ricos em carboidratos no almoço de sábado. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas a todo custo.
Se hidrate sempre, é muito importante para sua saúde e seu rendimento.
A maioria dos corredores só bebe quando tem sede. A sede não é um bom indicador da quantidade de líquido necessária ao organismo, quando você tem sede já está desidratando. Beba muito líquido antes, durante e depois de exercícios e competições.
Chegue no local da prova de 60 a 90 minutos antes da largada, desta maneira você consegue se concentrar melhor, se aquecer adequadamente e se posicionar para a largada de maneira tranqüila.
Aqueça-se gradualmente e com calma, seu corpo precisa se preparar para o esforço.

A ansiedade da largada: a ansiedade não é exclusividade do corredor iniciante. Mesmo atletas experientes sentem aquela pressão no abdômen e o nervosismo no momento da largada.
Esta ânsia por começar a correr faz com que você abandone a estratégia programada para a prova e imprima um ritmo muito forte e inadequado para a distancia.
Respeite seu corpo. Observe seu ritmo. Nada de se empolgar muito na largada e ficar sem fôlego para a segunda metade do percurso.O resultado é a desistência ou a queda acentuada da velocidade, abaixo da que o seu condicionamento permitiria.
No momento da largada, procure se concentrar, se lembre do tempo que você programou para cada quilometro e persiga o seu objetivo, o seu planejamento.

Importante: se divirta, aproveite, converse com os amigos, VIVA!

BOA PROVA!
Pratique saúde! Pratique esporte!